A Educação Física na Educação Infantil é trabalhada de forma lúdica, integrando o cognitivo, o afeto, o social e especialmente, a motricidade da criança. Utilizamos os movimentos corporais e valorizamos as vivências de cada um para que o estudante construa sua identidade, compreenda sua realidade, desperte a curiosidade e motive-se para uma atitude de concepção corporal, que é a base para o seu desenvolvimento integral.
As atividades motoras e a ação corporal são formas de comunicação da criança. O processo de simbolização do corpo é o primeiro instrumento de pensamento da criança, no seu diálogo com o mundo.
Propor ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula.
A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais que seja vista como uma variada combinação de influências onde é presente na vida cotidiana. A partir das danças, dos esportes, dos jogos que compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.
A seguir você encontra exemplos dessas atividades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário