quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Física na Educação Infantil é trabalhada de forma lúdica, integrando o cognitivo, o afeto, o social e especialmente, a motricidade da criança. Utilizamos os movimentos corporais e valorizamos as vivências de cada um para que o estudante construa sua identidade, compreenda sua realidade, desperte a curiosidade e motive-se para uma atitude de concepção corporal, que é a base para o seu desenvolvimento integral.
As atividades motoras e a ação corporal são formas de comunicação da criança. O processo de simbolização do corpo é o primeiro instrumento de pensamento da criança, no seu diálogo com o mundo.
Propor ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula.
A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais que seja vista como uma variada combinação de influências onde é presente na vida cotidiana. A partir das danças, dos esportes, dos jogos que compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.

A seguir você encontra exemplos dessas atividades!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

KARAOKÉ

Este dia foi muito legal,todas as crianças queriam cantar, uma criança do berçario II cantou a música do atirei o pau no gato e consegiu a pontuação 100.

ESCORREGADOR

Neste brinquedo as crianças se divertem para valer, gastam muita energia mas não se cansam de brincar.

PISCINA DE BOLINHA

Este é um lugar que as crianças se acabam de brincar, pois podem se jogar de qualquer jeito sem se machucar, o dificil é conseguir tirar eles de lá.

RECICLAGEM

Esta foto é de um dia de reciclagem na creche, onde todas as educadoras em grupo confeccionou com material reciclavel um jogo e um brinquedo, depois em um dia normal os jogos e os brinquedos foram expostos para as crianças e cada dia eles ficavam em uma sala.
Objetivo deste trabalho é incentivar os professores a trabalhar mais em sala com material reciclavel, mostrando para as crianças que  podemos utilizar varias coisas que seriam para o lixo, e criar seu proprio briquedo.

FESTA A FANTASIA 2

A professora sendo a princesa dos alunos e um grande super héroi para defende-lá, a criatividade que tem nesse tipo de evento é inacreditavel, pois os alunos se sentem livres para voar, como nos filmes e desenhos animados, eles se tornam realmente os hérois do conto de fadas daquele momento que para eles é único.

FESTA A FANTASIA

É uma festa que a maioria participa trazendo alegria e interação do grupo, onde cada um mostra sua imaginação e suas vontades ilusórias de desenhos animados e hérois.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CORRIDA DA BIXIGA


Esta brincadeira é muito conhecida, mas não sai de moda, as crianças gostam de participar da corrida da bixiga, ganha quem estourar a bixiga primeiro no bumbum.
O objetivo desta brincadeira é propocionar a cooperatividade, agilidade, o desmpenho e o movimento corporal.

PLANOS DE AULA

PLANO DE AULA: 1

Tema: Parlendas
Série: 2º ano
Idade: 7 anos
Duração : 4 aulas
Disciplina: Português
Objetivos:
•Ampliar os conhecimentos da língua portuguesa.
•Contribuir para a alfabetização e estimular o hábito da leitura.
•Trabalhar as capacidades envolvidas na alfabetização de forma que as crianças até os 8 anos saibam ler e escrever.
Estratégia:
No primeiro momento a professora irá explicar para as crianças o que são as parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças, recitara algumas parlendas para as crianças e copiará as mesmas na lousa. Em seguida a professora dividirá a sala em grupos de quatro crianças para jogar o jogo das formas. A educadora explicara as regras do jogo para os alunos.
Regras do jogo:
Embaralhar as cartas.
Distribuir 4 cartas para cada participantes. Colocar o restante no centro da mesa.
Combinar quais os critérios serão validos: cor/forma ou forma/tamanho.
Escolher o primeiro jogador cantando uma parlenda.
O jogador deverá, na sua vez, escolher uma carta e descartá-la.
O próximo deverá obedecer um dos critérios para sobrepor a sua carta. E assim o jogo continua.
Quando o jogador não tiver a carta com o critério da vez deverá comprar, do monte, até encontrá-la. Na ausência do monte, passar a vez.
Ganha o jogo aquele que terminar as cartas primeiro.
Materiais:
Papel cartão, cola, tinta guache, tesoura, folha compact, giz e lousa.
Avaliação:
A avaliação será realiza de acordo com a realidade da turma,observando a capacidades ainda não foram assimiladas pelos alunos.Assim podendo haver um direcionamento das atividades seguintes.

PLANO DE AULA: 2

Tema: Formas geométricas
Série: 2º ano
Idade: 7 anos
Duração: 4 aulas
Disciplina: Matemática
Objetivos:
•Promover as interações e a inclusão dos alunos.
•Identificar as dificuldades dos alunos e desenvolver atividades lúdicas.
Estratégia:
No primeiro momento a professora irá explicar para as crianças as formas geométricas, mostrando através de exposição de desenhos feito em cartolina. Em seguida irão confeccionar um jogo (twister), ao terminar o jogo a educadora irá explicar como jogar o jogo.
Regras do jogo:
Girar o ponteiro no tabuleiro.
Colocar na figura sorteada a parte do corpo correspondente.
Materiais:
Tinta guache, tnt, cola, papel cartão, folha sufite, compact, lápis de cor, tesoura.
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação do comportamento dos alunos ao desenvolver o trabalho em grupo. Observando o desempenho dos movimentos corporais para consegui alcançar os seus objetivos no jogo, assim podendo planejar as atividades em grupo de forma lúdica.


PLANO DE AULA: 3

Tema: Conhecendo o corpo humano
Série: 2º ano
Idade: 7 anos
Duração: 4 aulas
Disciplina: Ciências
Objetivos:
•Oferecer atividades atrativas e diversificadas para que a criança interaja com o seu corpo e com os colegas.
•Reconhecer as partes do corpo humano.

Estratégia:
A professora mostrará para os alunos um desenho do corpo humano e como ele está dividido, depois distribuirá cartolina para que os alunos confeccione um boneco usando as formas geométricas; o boneco deve conter cabeça, membros superiores, membros inferiores, orelha, nariz, olhos e boca. Depois da confecção do boneco a professora oferecerá para os alunos um bambolê para que os alunos façam um percurso pelo corpo.
Materiais:
Cartolina, tesoura, cola, cartaz, bambolê, lápis.
Avaliação:
A professora observará a desenvoltura dos alunos ao movimentar o bambolê nas partes do corpo indicada.

Estes planos de aulas foi apresentados na sala de aula ,atraves de jogos e brincadeiras.

A PRESENTAÇÃO DE UM FÓRUM

Este forum foi muito divertido fizemos a apresentação de uma praça sobre os indios e os invasores de sua terra, havia a caipora que é uma das protetoras da floresta, foi uma comedia.

CONHECENDO SEU CORPO

Nesta atividade as crianças foram divididas em grupo, onde uma seria o espelho para a outra , e virce e versa, depois cada criança pegou seu desenho e completou com o que estava faltando; olhos, nariz, cabelo, orelhas e boca, em seguida pintaram o desenho, que ficou lindo.
Objetivo: conhecer o seu corpo, reconhecer os membros superiores e inferiores.

BONECO DE MATERIAL RECICLAVEL

Esta atividade  foi muito prazerosa para as crianças, dava para ver nos olhos delas o entuziasmo ao confeccionar os bonecos, cortar costurar as roupas. Foi muito legal eles mostraram para os pais o boneco, contando com detalhes o processo de criação do mesmo.
Material utilizado: tesoua, tecido, linha, agulha, garrafa de leite, barbante, lã, tampa de refrigerante e tampa de amaciante
Objetivo desenvolver a coordenção motora fina, a atenção, o gosto pelas atividades coletivas, a cooperação, o raciocinio lógico pois as crianças tinham que contar as quantidades de tampas de cada perna e braço.  

COELHO SAI DA TOCA COM PNEUS

Esta brincadeira é muito divertida quando o professor fala: coelho sai da toca 1, 2 ,3 as crianças tem que trocar de pneu, quem ficar fora do pneu vai falar o verso e então a brincadeira começa  novamente.
Objetivo desta brincadeira é trabalhar a coordenação, os movimentos corporais e a atenção.

SUBINDO NA ÁRVORE

Essa é uma brincadeira que todas a crianças gostam, quem é que nunca subiu em uma árvore?
É um bom exercio, exercita o equilibrio, trabalha o medo da altura, movimenta todos os musculos do corpo, pois para subir e descer a criança tem necessidade de colocar força tanto nas pernas quanto nas mãos.

MOMENTO DE DESCANSO

É um momento proveitoso onde aqueles que participam da brincadeira se interagem com uma  analise individual e coletiva, comparando o desempenho dele com o do colega e com isso se esfoçando mais para ser um  bom atleta.

CORRIDA DE BICICLETA

Essa é uma brincadeira pode ser de dois integrantes em diante, pode ser em um parque ou em qualquer pista que acomode as crianças com segurança para a corrida.
Faça uma faixa no chão com qualquer tipo de material para  ser o inicio da corrida e uma igual depois da metragem escolhida para percorrer para ser a faixa da final.
O ciclismo é considerado uns dos melhores exercicios para o corpo, ele trabalha o reflexo, o equilibrio, os musculos das pernas, dos gluteos, abdom, lombares, O movimento circular com aplicação de força nos 360º, envolve um sincronismo de vários grupos musculares agônicos, antagônicos, sinergistas e estabilizadores.

EXERCICIO DE BARRA


Essa atividade faz com que as crianças esforcem os musculos dos braços, analisando o tempo e a força que cada um contem na mão e nos braços na hora de exercer o exercicio na movimentação da subida e descida da barra. 


JOGO DA VIDA

Esta brincadeira é feita  em grupo, e o jogo passa de uma mão para a outra sem desfazer o jogo da vida.
Objetivo da brincadeira é trabalhar a coordenação fina, a percepção visual e a observação.
.

CORRIDA DO SACO

A corrida do saco é uma brincadeira que as crianças gostam de brincar, pois eles se divertem muito com os tombos dos colegas, ganha a brincadeira quem chegar primeiro na linha de chegada.
O objetivo da brincadeira é desenvolver a atenção, habilidade, agilidade e coordenação motora

CORRIDA DA GARRAFA

Esta foi uma brincadeira muito divertida, todas as crianças queriam brincar nela, pois foi aquela bagunça!
Muita água no chão. Ganha a brincadeira quem encher a garrafa primeiro.
O objetivo desta brincadeira  é desenvolver a coordenação motora a agilidade e o equilibrio

RABINHO

Esta brincadeira foi realizada no pátio da creche. As educadoras colocam em cada criança um rabo feito de jornal, quando começa a brincadeira as crianças tem que proteger seu rabo para não ser arrancado. Ganha a brincadeira quem ficar áte o final com o rabo.
O objetivo desta brincadeira é trabalhar a coordenação motora, a percepção e a atenção.

CABO DE GUERRA

Nesta atividade as crianças se dividem em dois grupos, segurando a corda um grupo puxa para um lado e o outro grupo puxa para o outro.Ganha o jogo quem conseguir arrastar o grupo do lado oposto até passar a linha da divisória dos grupos.
Objetivos desta brincadeira é incentivar o trabalho em grupo e a cooperatividade.

PEGA-PEGA

Esta brincadeira é muito legal, todas as crianças gostam!
A educadora chama as crianças para brincar cantando a seguinte música: Quem, quer brincar de pega-pega ponha o dedo aqui que ja vai fechar e não vai abrir.
O dedo que ficar preso entre as mãos da educadora vai ser o pegador.
Objetivo desta brincadeira é a socialização de criança com criança e educador com criança.

CORRIDA DE PNEUS

Este dia foi muito divertido, juntamos todas as crianças no pátio e realizamos várias brincadeiras. Esta é a corrida dos pneus, ganha quem chegar primeiro a linha de chegada.
Objetivo desta brincadeira é desenvolver a coordenação motora, trabalhando os movimentos corporais, através do brincar.

domingo, 21 de novembro de 2010

VÍDEO COM APRESENTAÇÃO DE DANÇA

Tema: A Paz



A dança no contexto escolar tem uma indiscutível importância, principalmente na Educação Infantil, onde as crianças estão em fase de desenvolvimento e crescimento.

APRESENTAÇÃO DE BALLET

Objetivos:
·         Interação do grupo
·         Concentração
·         Equilíbrio
·    Desenvolvimento corporal



A dança auxilia na qualidade de vida das crianças, tornando-os pessoas integradas com os outros e consigo mesmo, felizes e harmoniosas.
Este estudo mostra que o conteúdo atividades rítmicas expressivas é de grande importância na vida da criança, auxiliando no seu desenvolvimento corporal e psicológico.